Vamos Conversar
O poder das conversas significativas

 

UM ALERTA SOBRE COACHING 

Infelizmente, a palavra Coaching tem sido utilizada sem critério: para vender fórmulas prontas e soluções superficiais do tipo “vou te ensinar como ser feliz”. Esse tipo de abordagem não condiz com a minha prática.

O coaching mencionado aqui é um processo de transformação profundo, pessoal ou profissional, que requer comprometimento do cliente e do coach. Eu pratico uma forma diferente de coaching, que ficou conhecido como Coaching Ontológico. 

Ontologia é o estudo do Ser, das crenças, emoções e atitudes que definem como uma pessoa (ou uma sociedade) vive. 

Minha relação com o coaching começou em 2008. Pela primeira vez na minha carreira, fui responsável por uma equipe. Fiquei empolgado com a oportunidade de desenvolver talentos, mas me sentia inseguro. “Quem sou eu para querer desenvolver o outro?”, “Como eu posso motivar o time? Será que alguém é capaz de motivar outra pessoa?”. Esses e outros questionamentos andavam sempre comigo. 

Decidi pesquisar por cursos de Gestão de Pessoas, mas achei tudo muito teórico e distante da minha realidade. Acabei optando por fazer uma formação em Coaching de Carreira, pelo Instituto Eco-Social, uma organização sediada em São Paulo que seguia os conceitos da Antroposofia2. Naquela época, coaching era uma palavra pouco conhecida e o mercado de trabalho nesta área (oferecendo serviços de coach) estava restrito a grandes empresas, geralmente multinacionais, que traziam a prática dos Estados Unidos. 

Continuei a praticar e estudar até que, em 2018, iniciei um curso de 18 meses na Newfield Network, no Colorado (Estados Unidos), uma das escolas pioneiras em Ontologia no mundo. Essa experiência ampliou significativamente o entendimento das minhas crises pessoais e das abordagens que eu poderia oferecer a meus clientes. 

Nos primeiros 9 meses, todo o programa da Newfield é voltado para transformação individual. Tive colegas que só fizeram essa primeira metade, pois queriam enfrentar uma crise de vida e se reinventar. A segunda parte do curso prepara o participante para se tornar um coach certificado pela International Coaching Federation (ICF). Ao final do programa, precisamos completar no mínimo 100 horas de coaching remunerado para ser elegível à certificação da ICF. O processo todo, do início do programa na Newfield até a certificação pela ICF, leva cerca de 3 anos. 

Para mim, essa formação em Ontologia foi e continua sendo uma profunda jornada de transformação. Diante de tudo o que eu passei, consegui comprovar que o coaching, quando bem-feito, pode mudar vidas. Por isso, me vejo com uma responsabilidade de resgatar e proteger o verdadeiro significado desta prática. 

Assim, peço sua paciência e curiosidade com esse termo tão desprezado. 

 

BUSINESS COACHING

Se o tópico que você quer focar está relacionado ao seu trabalho ou carreira, posso te suportar nesta jornada com base em minha experiência de mais de 15 anos como executivo em 3 países e empresas nacionais e multinacionais.

 

LIFE COACHING

Traga seu tema relacionado a sua vida pessoal e vou te oferecer um ambiente seguro e confidencial, onde você poderá se aprofundar no seu tema para que juntos possamos explorar as milhões de opções que a vida nos oferece.

 

CULTURAL COACHING

Tendo vivido e trabalhado em 3 países (Brasil, Reino Unido e Estados Unidos) e viajado para 27 (até o momento :), eu aprendi a apreciar as diferentes culturas e ter uma grande empatia por pessoas que estão começando uma nova fase de suas vidas em um novo país. Este processo pode ser fantástico e desafiador ao mesmo tempo. Conte comigo para te apoiar.

 

Agende uma sessão de Coaching

Sua primeira sessão de 30 minutos é gratuita. Envie um e-mail para contato@danieldsantos.com